Ceará – A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou, nesta sexta-feira (26), o transporte aeromédico de um recém-nascido. A criança, natural de Araripe, estava em um hospital na cidade do Crato e teve que ser levada para o Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza.
O bebê, um menino de quatro dias de vida, portador de hérnia diafragmática congênita, foi transportado em incubadora, com quadro clínico continuamente monitorizado e ventilação mecânica, sob a supervisão dos profissionais aeromédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A aeronave saiu da base de Juazeiro ás 11h30m e chegou à Capital cearense ás 13h20m, 1/4 do tempo por via terrestre.
O bebê encontrava-se em uma situação crítica e precisava ser estabilizado para realizar cirurgia. O tempo de transporte realizado pela aeronave diminuí o risco do paciente entrar em estado grave. Em 2018 já foram realizadas quatro remoções aeromédicas. E um total de 109 desde a implantação dessa modalidade de transporte pela Ciopaer.
Fonte: SSPDS/CE