Há algum tempo atrás, quando da publicação de um press release da Eurocopter aqui no site, gerou-se uma saudável discussão sobre níveis de ruído produzidos por helicópteros. A discussão era especificamente sobre qual é a aeronave mais silenciosa em fabricação.
Pois bem, no Brasil, a discussão do nível de ruído produzido por helicópteros e aviões em operação sobre áreas densamente povoadas é praticamente insipida. Somente a cidade de São Paulo, através da restrição do horário de operação do Aeroporto de Congonhas e um projeto de lei do município restringindo operações em helipontos elevados no período noturno e voo pairados em um local por mais de 30 minutos, vem discutindo essa questão com mais afinco.
Contudo, esse é um problema que já está em discussão em outros países, talvez por ser mais comum tais operações.
No caso específico dos EUA, a FAA (Federal Aviation Administration) já emitiu uma Advisory Circular (AC 36-1H Noise Levels for U.S. Certificated and Foreign Aircraft, de 15/11/2001) com os dados de ruídos produzidos por aeronaves, inclusive helicóptero.
No apêndice 10 e 11 da referida norma, foram compilados os dados referentes à helicópteros em duas planilhas disponíveis para download (Appendix 10 e Appendix 11).
Já antecipando a curiosidade de todos, compilamos ambas as planilhas, classificando-as pelo valor de nível de ruído FO (Fly over), visto que os valores TO (Take off) e AP (Approach) não foram medidos para todos, apenas para os com peso máximo de decolagem maior que 6.000 pounds (aproximadamente 2.722 kg).
Veja aqui a planilha com os dados compilados em PDF.
Informação bastante útil e interessante para conhecimento, análise e reflexão.
Fonte : FAA