NOTAer vai resgatar vítimas de afogamento nas praias do Espírito Santo

- Anúncio -


Espírito Santo – Quem passou pela Praia de Camburi, em Vitória, na manhã da última sexta-feira do ano se deparou com helicóptero e rede no mar. Era uma simulação de resgate aquático do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), da Secretaria da Casa Militar. Eles vão atuar até o dia 18 de fevereiro em todo o litoral capixaba.

Helicópterpo usado pelo Notaer em simulação na Praia de Camburi (Foto: Luciney Araújo/ TV Gazeta)
Helicópterpo usado pelo Notaer em simulação na Praia de Camburi (Foto: Luciney Araújo/ TV Gazeta)

O capitão Marcelo Holanda explicou que a “Operação Verão” vai contar com 30 homens do grupamento aéreo e 10 aeronaves para atender demandas de afogamento, atendimento médico e também fiscalização de rodovias (quando solicitado pela Capitania dos Portos).

Holanda explicou também como funciona um resgate em casos de afogamento. “Conseguimos pelo nosso protocolo atender até 3 km da costa. Conseguimos desembarcar o resgatista, que vai até a vítima, a tranquiliza e o helicóptero a pesca, trazendo para um local seguro”.

A “Operação Verão” para o grupamento aéreo teve início há vários meses. Eles planejaram toda a preparação das aeronaves e o efetivo, para chegar atuar com capacidade máxima. “Vamos estar atuando com as três aeronaves para pronto emprego e um efeito aproximado de 30 homens, em apoio à Polícia Militar”.

Simulação de resgate a afogado na Praia de Camburi, em Vitória (Foto: Luciney Araújo/ TV Gazeta)
Simulação de resgate a afogado na Praia de Camburi, em Vitória (Foto: Luciney Araújo/ TV Gazeta)

Borges disse ainda que a eficiência no atendimento é fundamental no resgate as vítimas. “É um treinamento especifico para salvamento aquático. É fundamental porque conseguimos trabalhar tanto a coordenação do grupamento aéreo, bombeiros e resgatistas da prefeitura. Se precisar do apoio da aeronave, temos um procedimento padrão, estamos treinados, ganhamos em velocidade e o resgate se torna muito mais eficiente a vítima para levarmos o socorro a tempo”.

Fonte: ESHoje

- Anúncio -