Tocantins – No final da tarde de domingo (10/12) o helicóptero “Tocantins 01” do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), órgão ligado a Secretária da Segurança Pública, realizou remoção aeromédica de uma criança de 2 anos de idade. A criança sofreu TCE (traumatismo crânio encefálico) e encontrava-se em situação grave.
A criança, que é de Pium, interior do Estado, foi transportada da cidade de Paraíso do TO para o Hospital Geral de Palmas. Após estabilizada pela equipe médica do SAMU, a criança foi embarcada no helicóptero Tocantins 01 e levada em segurança pela equipe do CIOPAer até o HGP.
Segundo a equipe médica, a distância do Hospital de Paraíso até o HGP é de 70 km, podendo levar até 1h07min de viagem rodoviária. Pelo transporte aéreo a distância diminui em 10 km, sendo realizado pelo helicóptero em apenas 18 minutos.
Após posar no HGP, a criança foi recebida por uma equipe multidisciplinar que já estava a sua espera. “A parceria entre o CIOPAER e o SAMU tem proporcionado um trabalho extraordinário de assistência à sociedade tocantinense”, disse o TC PM Ricardo Borges Ferrão, Diretor do CIOPAer.