A Airbus Helicopters concluiu recentemente um teste de desenvolvimento balístico do sistema de armas HForce em um H145M na base aérea Pápa na Hungria. O sistema testado incluiu armas (FN Herstal HMP400), foguetes não guiados (Thales FZ231) e canhões (Nexter NC621), bem como um sistema de mira eletro-óptica da Wescam (MX15) e um visor montado no capacete da Thales (Scorpion).
“Este é um marco importante para a qualificação do HForce no H145M, que está planejada para o final de 2018”, disse Axel Humpert, chefe do programa H145. “Os resultados positivos deste primeiro teste de desenvolvimento balístico são o resultado de uma cooperação muito boa e profissional entre todas as partes envolvidas, especialmente com o Ministério da Defesa da Hungria”.
Os próximos passos antes da qualificação da HForce no H145M são os testes de desenvolvimento de foguetes guiados a laser na Suécia antes do final do ano, bem como ensaios adicionais de disparo ao vivo no verão de 2018.
O HForce é um sistema de armas de alto desempenho inovador e integrado que pode ser facilmente instalado (“plug and play”) nas plataformas militares da Airbus Helicopter, como o H125M, H145M e H225M para emprego em operações militares, onde a flexibilidade do equipamento seja vital para a missão.
Ele é projetado para atender aos requisitos das agências de defesa que buscam capacidades de missão de ataque leve ou um complemento à sua frota existente de helicópteros de ataque especializados.
O H145M é um helicóptero militar comprovado, derivado do H145, muito utilizado em missões de salvamento, aeromédicas e policiais.
A primeira entrega do H145 ocorreu em 2014. Toda a frota H145 já registrou mais de 80 mil horas de voo. Com um peso máximo de descolagem de 3,7 toneladas, o H145M é um helicóptero de ataque ágil leve. Ele combina perfeitamente com as necessidades das Forças Especiais, onde pode ser usado em várias tarefas, incluindo reconhecimento armado, apoio contra incêndio terrestre, guerra anti-tanque, escolta, transporte tático, medical evacuation (MEDEVAC) e casualty evacuation (CASEVAC).
Os clientes do H145M incluem a Alemanha, que em junho recebeu seu 15º helicóptero H145M LUH SOF, bem como a República da Sérvia que encomendou nove H145M, incluindo quatro helicópteros de ataque equipados com HForce e a Tailândia.
Airbus Helicopters