Maranhão – O Centro Tático Aéreo (CTA), unidade aeropolicial integrante do Sistema de Segurança Pública do Estado do Maranhão, realiza nos próximos dias a 11ª edição do Curso de Operações Aéreas (COA). Durante os 50 dias de curso, serão repassadas técnicas especiais de operação com aeronaves de asa rotativa (helicópteros) e asa fixa (aviões).
A Aula inaugural da 11º turma do Curso de Operações Aéreas (COA) aconteceu na quinta-feira (09) no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), no Calhau, em São Luís. O CTA é uma unidade que é integrada por policiais militares, policiais civis e bombeiros militares.
O curso, que será coordenado pelo major Onildo Sampaio, tem o objetivo de formar tripulantes operacionais, denominados operadores táticos aéreos. Iniciam o curso 23 profissionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Civil, além de um agente penitenciário do Maranhão.
Dentre os profissionais que iniciam o curso, além daqueles do Maranhão, há também representantes dos Estados do Acre, Goiás, Paraná e Paraíba. O último curso encerrou-se em outubro de 2016 e 15 “Falcões” terminaram o treinamento e receberam a designação de operadores táticos aéreos.
Em uma das fases do curso serão realizadas operações no interior do Maranhão para erradicação de plantio de maconha, atividade que o CTA se destaca com reconhecimento nacional.
Governo do Maranhão.