Mato Grosso – Vinte policiais e bombeiros participaram no Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) do 1º Curso de salvamento, resgate e busca com cães, promovido pelo 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Várzea Grande. A instrução, com embarque e desembarque em aeronave, orienta os policiais e bombeiros sobre os procedimentos no emprego de cães em aeronaves e adaptação do cachorro ao treinamento.
Na sexta-feira (27.10) o curso foi ministrado em solo com auxílio do Bimotor Seneca III, e a participação da mascote do Corpo de Bombeiros, a cadela Sharon. Os alunos são 16 bombeiros militares, um policial militar, um guarda municipal de Várzea Grande, um policial civil, e um bombeiro militar de Mato Grosso do Sul. No sábado (28.10), a instrução foi no helicóptero com sobrevoo.
O capitão PM, Leandro Muller comenta que o módulo serve para estabelecer padrões de procedimentos pelos policiais nos deslocamentos com o uso do helicóptero ou avião. “A instrução contou também com orientações de segurança envolvendo a aeronave, transporte seguro do animal, aproximação da aeronave com embarque e desembarque”, conclui.
Sobre o curso
A qualificação começou dia 18 de outubro com intuito de trocar conhecimentos entre as corporações do estado. Os 10 cães do canil do Corpo de Bombeiros já são treinados e utilizados em operações de busca e salvamento. Enquanto os alunos aprendem as técnicas de adestramento, os cães passam pelo treinamento intensivo voltado para as habilidades específicas do trabalho no Corpo de Bombeiros.
São 126 horas de aula divididas nas disciplinas de Manutenção canina, Noções de saúde de cães, Resgate e Salvamento, Psicologia da aprendizagem canina, entre outros conhecimentos. Está prevista também visita ao canil do Batalhão de Operações Especiais, ao canil do Sistema Prisional e instruções de transporte aéreo de cães, ministrado pelo Ciopaer.
Maricelle Lima Vieira | Sesp/MT .