Bahia – O mapeamento de ruas, casas, estabelecimentos comerciais (mercadinhos, bares, padarias, entre outros) em bairros e localidades com presença do tráfico de drogas começou a ser realizado, esta semana, pela Coordenadoria de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil.
A utilização do equipamento faz parte da Operação COA (Conhecer, Operar e Aproximar) que visa também a distribuição de panfletos do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e verificação de locais denunciados como pontos de vendas de entorpecentes.
Sete equipes, com aproximadamente 30 policiais, fazem o levantamento os nomes das ruas, travessas, numeração das casas, registrando os estabelecimentos comerciais e conversando com os moradores. “Estamos dando um grande passo. Trabalhamos com cumprimentos de mandados de prisão e de busca e apreensão e Salvador é uma cidade que cresce desordenadamente. Muitas vezes perdemos tempo rodando procurando um determinado alvo”, explicou o coordenador da COE, André Viana.
O delegado acrescentou que a Operação COA é realizada semanalmente em regiões com presença de organizações criminosas que atuam vendendo drogas e praticando outras modalidades ilícitas. “Com as imagens aéreas passamos a conhecer, com outra perspectiva, os imóveis usados pelos traficantes, as possíveis rotas de fuga, como posicionar as viaturas durante as operações, entre outros importantes detalhes”, concluiu Viana.
Governo da Bahia, por Alberto Maraux.