Portugal – A Polícia Marítima portuguesa deteve o operador de um drone e seu aparelho quando filmava o local onde uma aeronave, com duas pessoas, havia feito um pouso de emergência na faixa de areia da praia de São João, Costa da Caparica, nessa terça-feira (02). O avião atingiu duas pessoas, que faleceram.
As duas vítimas são um homem de 56 anos e uma menina de 8 anos de idade que se encontravam na praia e foram surpreendidas quando a aeronave efetuou o pouso, não conseguindo evitar o choque. Os dois ocupantes da aeronave realizavam voo de instrução. O aluno e o instrutor saíram ilesos do acidente.
Os agentes apreenderam o drone e o rádio controle do proprietário do equipamento a fim de saberem onde ficaram armazenadas as imagens obtidas, explicou o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional. O operador foi detido para identificação e porque não estava autorizado a operar o drone naquele local, adiantou o porta-voz, Coelho Dias.
O drone surgiu no local depois que o avião fez o pouso de emergência. Além dos investigadores da polícia, também foram para o local agentes responsáveis do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF). O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo também participou da operação.
Com informações de DN, Sabado e Autoridade Marítima Nacional.