Santa Catarina – Nesta segunda-feira (24), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina utilizou um drone (Phantom 3) para apoiar as equipes em solo em um incêndio em vegetação na cidade de Chapecó.
De acordo com o 1º Ten BM Leonardo Ecco do 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Chapecó “o uso do drone foi essencial para monitoramento da evolução do fogo e para tomada de decisão do melhor posicionamento das equipes de combatentes no terreno”.
Com as imagens enviadas pelo drone, as guarnições do ABS-03, ABTR-45 e AR-120, realizaram o controle e combate ao fogo em vegetação na área de reflorestamento da empresa Aurora. A brigada de incêndio da empresa também participou do combate. Foram utilizados sopradores, batedores, bombas de costais para apagar o fogo. Onde era possível entrar a viatura, o ABS-03 foi usado para conter as chamas com água.
As guarnições levaram cerca de 5 horas para controlar e extinguir as chamas. Um produto retardante foi misturado à água das bombas de costais para ajudar na extinção do fogo.
A fumaça prejudicou o trânsito na SC-283 e colocou em risco a empresa de alimentos Bondio que fica nas proximidades, porém não foi constado nenhum prejuízo às instalações da empresa e não houve vítimas. O fogo ficou restrito à vegetação. A área queimada foi estimada em 40 hectares.