Santa Catarina – Na tarde de hoje (21), um incêndio atingiu uma pequena madeireira no Bairro Getúlio Vargas no município de Curitibanos. O Corpo de Bombeiros foi acionado para o combate às chamas e um drone foi utilizado para ajudar as guarnições na ocorrência. Não houve feridos.
Segundo os Bombeiros de Curitibanos, o incêndio começou no depósito de serragem e como havia muita madeira no local o fogo proliferou. Foram utilizados três caminhões de combate à incêndio, um Auto Socorro de Urgência (ASU) e oito bombeiros militares para realizar os trabalhos de combate ao incêndio.
Uma novidade nesse tipo de atuação do Corpo de Bombeiros foi a utilização de um drone (Phantom 4). O drone possibilitou mais agilidade dos bombeiros no combate ao incêndio pois foi possível realizar um melhor posicionamento das guarnições, além de oferecer maior segurança aos bombeiros no local.
Dá pra ouvir no vídeo o bombeiro que pilotava o drone apontando onde ainda tinha fogo. O fogo ficou contido na madeireira e as casas ao redor não foram atingidas. “A guarnição teve uma vista privilegiada (imagem aérea) o que facilitou o combate às chamas, evitou exposição da guarnição a riscos desnecessários e garantiu uma economia de água no combate mais direcionado ao foco das chamas”, disse o Cb BM Ronaldo Wagner Fumagalli Silva, piloto do drone.
O Corpo de Bombeiros Militar possui drones nos batalhões de Florianópolis, Curitibanos, Itajaí, Lages e Chapecó. Apesar de ser um equipamento novo na corporação, adquirido há menos de um ano, a aplicação das aeronaves remotamente pilotadas em operações específicas tem gerado resultados muito positivos.