Rio de Janeiro – A iniciativa do Comando do Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar do Rio de Janeiro é aumentar a segurança operacional e que todos os pilotos realizem o treinamento de emergência no helicóptero Esquilo – AS350 B3e operado pela unidade.
O treinamento iniciou no dia 31 de maio de 2017 e seguirá até que todos façam as instruções. O curso é realizado pela HELIBRAS em Itajubá – MG e os instrutores são os pilotos de ensaio da empresa.
O Treinamento de Procedimentos de Emergência tem a finalidade de desenvolver no aluno a proficiência necessária para conduzir a aeronave com segurança em caso de falha de potência ou de sistemas diversos, realizando o pouso com segurança.
São realizadas instruções teóricas e práticas para que o piloto identifique corretamente, e o mais breve possível, as panes que podem ocorrer durante o voo e as manobras e técnicas de pilotagem que serão realizadas para pousar em segurança.
A equipe de instrutores é composta pelos pilotos de ensaio da Helibras – Comandantes Rogério Holzmann, Júlio Shergue e Patrik Corrêa – que receberão grupos de até 03 pilotos e os treinarão para conseguir efetuar o pouso em segurança em caso de:
- Falha no rotor de cauda em voo;
- Falha no rotor de cauda no pairado FES;
- Pane hidráulica;
- Pane do motor no pairado DES;
- Pane do motor em voo;
- Pane do motor no pairado FES;
- Pane do motor na decolagem de 10kt à 60kt, entre outras.
“Queremos aumentar a Segurança Operacional da Unidade, principalmente em Operações de monitoramento e reconhecimento com os Imageadores (FLIR), portanto todos pilotos do Grupamento passarão pelo treinamento de emergência do fabricante da aeronave”, afirmou a Ten Cel PM Clarisse Antunes Barros, Comandante da Unidade desde Novembro de 2016.
Comunicação Social GAM.