Santa Catarina – A Secretaria de Estado da Defesa Civil divulgou, às 8h desta quarta-feira, 7, mais um boletim das chuvas em Santa Catarina. O número de pessoas atingidas chega a 28.818 em 90 municípios. As cidades de Rio do Sul e Lages seguem com a situação mais crítica, com 21 abrigos com 960 pessoas e 6 abrigos com 406, respectivamente. Em todo o Estado são 2.367 pessoas desabrigadas, 21.395 desalojados e 8.728 residências atingidas.
Conforme a previsão do tempo da Epagri/Ciram a chuva segue até a quinta-feira, 8. “Há chances de termos até aberturas de sol em algumas regiões do Estado, como o Norte e Litoral, na quinta-feira. As chuvas começam pela manhã do Oeste se deslocando gradativamente para as outras regiões. A frente fria que atua, pode trazer pancadas de chuva moderadas a forte, descargas elétricas e temporais localizados”, explicou o meteorologista Clóvis Correa.
O secretário adjunto da Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza, informa que a Defesa Civil continua em alerta em todos os municípios, especialmente nas cidades das regiões do Oeste, Planalto Serrano e Vale do Itajaí. As equipes da Defesa Civil estadual, com as unidades municipais e outros órgãos como os batalhões dos bombeiros, estão trabalhando constantemente em atendimento às situações de emergência.
O helicóptero Arcanjo 01 do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina presta assistência à população desabrigada na região de Rio do Sul. Já realizaram mais de 20 atendimentos de casos de hemodiálise e uma parturiente.
O helicóptero Arcanjo 01 encontra-se em Rio do Sul (Alto Vale do Itajaí) e opera de uma base no campo do Colégio Dom Bosco, com “spots” demarcados, biruta, caminhão de combustível e comunicações.
Para acionar a unidade municipal da Defesa Civil, basta ligar para a central 199, Copor de Bombeiros 193 e Polícia Militar 190.