EUA – Um helicóptero da Guarda Costeira dos Estados Unidos efetuou no sábado (20) um pouso de emergência em Berkeley, Califórnia/EUA, depois que uma falha no sistema do piloto automático foi detectada e um cheiro de queimado a bordo foi percebido pela tripulação.
De acordo com o Oficial Prentice Danner, um porta-voz local da Guarda Costeira, o helicóptero estava respondendo a uma ocorrência quando um dos membros da tripulação sentiu algo queimando no cockpit e decidiu efetuar um pouso de precaução.
O dia começou com um voo de patrulhamento de rotina em Santa Rosa, então a equipe – dois pilotos, um nadador de resgate e um mecânico de voo – foi acionada em direção a Monterey para uma busca e possível salvamento.
Quando em deslocamento para essa chamada, ela foi novamente chamada para uma ocorrência perto do Presidio, em São Francisco, para uma chamada de emergência de uma embarcação.
Enquanto a equipe estava realizando um padrão de busca localizar a embarcação um dos sistemas de piloto automático apresentou falha, e a tripulação teve que assumir o controle manual do helicóptero.
Pouco tempo depois, alguém no cockpit sentiu um cheiro de queimado vindo da parte elétrica, foi quando se tomou a decisão de pousar em Berkeley.
A Guarda Costeira dos EUA acionou um plano de contingência para levar o helicóptero de volta para para manutenção.
Fonte: Berkeleyside.