Bahia – Na manhã de domingo (30), por volta das 10h00, o helicóptero Guardião 02 do Grupamento Aéreo da Polícia Militar decolou para atender chamado de salvamento de 5 pessoas vítimas de naufrágio de uma embarcação na praia da Barra, em Salvador.
Segundo informações recebidas via Centro Integrado de Comunicações (CICOM), durante monitoramento de ocorrências realizado pela tripulação de serviço na Central de Operações do GRAer, a ocorrência estava em pleno andamento.
No local, a uma distância aproximada de 2 Km da costa, a tripulação do helicóptero deparou-se com uma situação mais grave, pois identificou não somente uma, mas duas embarcações naufragadas e não somente 5, mas 12 pessoas necessitando de resgate.
Atuando com rapidez e segurança, a tripulação do Guardião 02 retirou todos as 12 pessoas do mar e colocou-as a salvo na faixa de areia da praia onde uma equipe e ambulância do SALVAR do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia aguardava para realizar eventual atendimento pré-hospitalar.
Ao final, contatou-se que eram 12 atletas que estavam em treinamento para uma competição internacional de canoagem que ocorrerá na França.
A intervenção rápida e precisa do helicóptero Guardião 02 com a sua tripulação evitou a possibilidade de afogamento ou que os atletas fossem arrastados pela correnteza para pontos desconhecidos no mar aberto, o que implicaria em consequências, certamente, mais graves.