Ceará – Um caso inusitado ocorreu no Hospital Universitário Júlio Bandeira na cidade de Cajazeiras – Paraíba, e emocionou toda a equipe plantonista. Uma criança precisou ser transferida em um helicóptero da CIOPAer para outra unidade de saúde no Ceará.
A criança de dois meses apresentava estado de saúde grave e necessitou muito empenho da equipe médica e da equipe de enfermagem para estabilizar e salvar a vida dela. O paciente foi transferido de helicóptero para o Hospital e Maternidade São Vicente de Paula na cidade de Barbalha (CE).
O pequeno foi internado na pediatria há dois dias e na manhã de quinta-feira (26) o estado de saúde dele se agravou, fazendo com que necessitasse de uma UTI. Enquanto médicos e enfermeiros estabilizavam a criança, várias solicitações de vagas em UTI pediátrica foram realizadas nos hospitais do Estado. Uma vaga foi disponibilizada na cidade de Barbalha.
Como havia necessidade de transferência urgente do menino, a equipe do HUJB solicitou através da Central de Regulação de Urgência e Emergência do Ceará, uma aeronave própria para transportes de pacientes em estado grave. Por volta da 22:30h, o menor foi transferido com a equipe de suporte avançado da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) do Ceará.
Essa ação emocionou profissionais do HUJB e CIOPAER e foi fundamental para salvar a vida da criança que permanece internada em estado grave na UTI de Barbalha. A ocorrência também contou com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Cajazeiras (PB).
Fonte: Diário do Sertão.