Paraná – A Operação Verão Maior 2019/2020 realizada no Estado do Paraná foi marcada por inovações no emprego operacional do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas. Foi o primeiro ano que as equipes operaram de uma base instalada na Unidade Pronto Atendimento (UPA) Praia Grande, em Matinhos PR, com estrutura adequada para pouso, melhor localização e pronto emprego dos recursos do sistema de saúde.
No total foram realizadas 142 missões durante toda a operação, sendo que 91 vítimas foram atendidas em missões integradas de resgate e remoções aeromédicas, através de equipes do BPMOA, Secretaria de Saúde, SIATE e SAMU litoral.
Dessas 91 vítimas atendidas, 76 foram transportadas para hospitais de referência, visando uma ação mais eficiente no atendimento inter-hospitalar. Outra inovação foram as missões aeromédicas no período noturno. Nos dias de eventos de grande concentração de público uma equipe ficou em prontidão e transportaram 7 vítimas graves para centros de referência.
Além das missões aeromédicas, foram 50 apoios ao Corpo de Bombeiros, como busca e salvamento, além de voos de patrulhamento preventivo na orla das praias, em dias de grande concentração de banhistas. No policiamento foram realizadas 16 operações de suporte aéreo durante esse período.
Outra inovação no Estado, foi o emprego de aeronaves remotamente pilotadas (RPA) pela Polícia Militar do Paraná, através do BPMOA, no monitoramento do carnaval que aconteceu no litoral.
Para o Ten Cel Julio Pucci, Comandante do BPMOA, “trabalhar com excelência para salvar e proteger através do suporte aéreo, da melhor forma possível é nosso objetivo em conjunto com os órgãos envolvidos.”