São Paulo – Nos dias 12 e 13 de junho próximos, a Helibras e a Airbus realizarão a primeira edição do Simpósio de Transporte Aeromédico. O encontro vai reunir em São Paulo diferentes profissionais que trabalham com atividades aeromédicas ou HEMS (sigla em inglês que se refere a helicópteros de emergências médicas), incluindo operadores dos segmentos civil, governamental, oil & gas, militar, autoridades e associações, como a ABAG.
“O objetivo é consolidar as boas práticas nesse segmento e criar mecanismos de aceleração e coordenação para o setor no Brasil, o qual ainda carece de melhoria, apesar do país possuir total capacidade e condições para a realização da atividade. Durante o encontro, serão utilizados exemplos de sucesso de operadores mundiais e procuraremos buscar soluções de fomento que permitam o desenvolvimento com segurança do grande potencial do segmento em nosso território”, explica Mauro Ayres, gerente dos mercados civil e governamental da Helibras.
Serão dois dias inteiros de palestras e demonstração estática de aeronaves configuradas para essa missão, como os modelos AS365 da Airjet, AS350B2 da Polícia Militar de São Paulo e um AS350B2, da Uniair Táxi Aéreo.
Dentre os palestrantes convidados, o diretor da ADAC Training Academy, Thomas Gassmann, discorrerá sobre o cenário aeromédico na Alemanha, tendo como base as atividades da empresa, o maior operador alemão no segmento aeromédico com mais de 100.000 atendimentos por ano.
Representando a Polícia Militar de São Paulo, responsável pelo atendimento e resgate aéreo dos mais de 44 milhões de habitantes no estado paulista, o Coronel PM Carlos Eduardo Falconi ministrará a palestra “Resgate Público e Resgate Privado”.
A programação contará também o especialista em HEMS (Helicóptero de Emergência Médica) da Airbus, Ralph Setz, que irá demonstrar a experiência do fabricante no mercado aeromédico internacional, importante para a valorização do setor no Brasil. “O transporte aeromédico por helicópteros é um desafio global para um sistema de saúde sustentável que, acima de tudo, salve vidas”, reforça Ralph Setz.
Participarão ainda concessionários de rodovias, médicos, autoridades governamentais, como a ANAC e Secretários de Saúde, que regulam a atividade no país. O evento conta com o apoio da Prevent Senior.
Saiba mais:
A Filmagem, Edição e Finalização dos Vídeos das palestras tiveram a produção do Site Resgate Aeromédico (Evoluigi) em parceria com a AC Produções Cinematográficas.
- 9ª Palestra: Dr. Cristiano Nascimento e Marcelo Graciotti – Airjet – “Operação Aeromédica de Táxi Aéreo”. (Não divulgada)
- Apresentação extra: Dr. Guataçara – SAMU Belém – “Resgate Aeromédico na realidade amazônica”.
- 8ª Palestra: Dr. Galesso – GRAU – “Operações Aeromédicas: Arcabouço Legal e Regulatório” no Simpósio Airbus.
- 7ª Palestra: Cel PM Carlos Eduardo Falconi – GRPAe – Resgate Aeromédico Público e Resgate Aeromédico Privado”.
- 6ª Palestra: Thomas Gassmann – ADAC – “Características do Transporte Aeromédico na Alemanha”.
- 5ª Palestra: Cel BM Élcio Alves Barbosa – CENAD – “Plano Anti-catástrofes: O Papel do Helicóptero”.
- 4ª Palestra: Dr. Ricardo Accioly – SIATE – “Implantação de um Sistema Aeromédico Eficaz”.
- 3ª Palestra: Comandante Egon Buttner – OMNI – Transporte Aeromédico Dedicado O&G.
- 2ª Palestra: Delegado Tavares e Dr. Paulo – CIOPAer/CE – “Operações de Resgate Noturno”.
- 1ª Palestra: Ralph Setz – Airbus – “Aeromédico no mundo e seu potencial no Brasil”
- Simpósio de Transporte Aeromédico realizado pela Airbus discute o futuro da atividade no Brasil.
- 1ª Edição do Simpósio de Transporte Aeromédico Airbus acontece em junho em SP.